O piloto alemão Nico Rosberg vai partir da “pole position” para o Grande Prémio dos Estados Unidos, 17.ª prova do Mundial de Fórmula 1, depois de hoje ter sido o mais rápido na sessão de qualificação.

Rosberg cumpriu a melhor volta ao Circuito das Américas, em Austin (Texas), com o tempo de 1.36,067 minutos (média de 206,593 km/h), menos 376 milésimos do que o britânico Lewis Hamilton, colega de equipa na Mercedes e líder isolado do Mundial de pilotos.

O piloto alemão, segundo classificado do Mundial, conquistou a 13.ª “pole position” da carreira, a nona deste ano, colocando-se na melhor posição possível para reduzir a desvantagem de 17 pontos para Hamilton, que venceu as últimas quatro corridas.

“Foi uma boa jornada, em que tudo correu bem. Trabalhei bem com os meus mecânicos e isso representou um verdadeiro desafio, pois o vento estava sempre a mudar de direção”, observou Rosberg.

Atrás da inatingível dupla da Mercedes, a quase um segundo de diferença de Rosberg, ficou o finlandês Valtteri Bottas, seguido do colega de equipa na Williams-Mercedes, o brasileiro Felipe Massa.