O italiano Valentino Rossi (Yamaha) conquistou hoje a sua primeira vitória na edição 2017 do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, impondo-se no Grande Prémio da Holanda de MotoGP ao compatriota Danilo Petrucci (Ducati).

O veterano de 38 anos conquistou a sua 115.ª vitória, ao longo de 20 anos e 314 dias, ao cumprir as 26 voltas ao circuito de Assen em 41.41,149 minutos, apenas 63 milésimos de segundo menos do que Petrucci, com quem discutiu o triunfo até final.

O espanhol Marc Marquez (Honda) terminou no terceiro lugar, a 5,201 segundos, vencendo a ‘batalha’ pelo último lugar do pódio ao britânico Cal Crutchlow (Honda) e ao italiano Andrea Doviziozo (Ducati), que ficaram a 5,243 e 5,327 de Rossi, respetivamente.

Apesar do quinto lugar final, Doviziozo, beneficiando da queda na oitava volta de Maverick Viñales (Yamaha), ascendeu à liderança do campeonato de pilotos, contabilizando 115 pontos, mais quatro do que o espanhol, enquanto Rossi segue na terceira posição, com 108, e Marquez na quarta, com 104.

Rossi, cuja primeira vitória remonta a 1996, na República Checa, não vencia uma corrida desde o Grande Prémio da Catalunha de 2016.

Em Moto3, o espanhol Arón Canet (Honda) venceu a corrida holandesa, à frente do italiano Romano Fenati (Honda) e do britânico John McPhee (Honda). O espanhol Joan Mir (Honda), que lidera o campeonato, não foi além do nono posto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.