Os nadadores portugueses Ana Catarina Monteiro e Alexis Santos falharam hoje as finais das provas de 200 metros mariposa e 200 metros estilos dos Europeus de natação, que decorrem em Budapeste, por um e dois lugares, respetivamente.

Ana Catarina Monteiro falhou a final dos 200 metros mariposa por um lugar, ao ser nona classificada, quarta na segunda semifinal, com o tempo de 2.10,07 minutos, mais 31 centésimos de segundo do que a britânica Keanna Macinnes (2.09,76), o que a deixa no primeiro posto de reserva para a final de quinta-feira.

Por seu turno, Alexis Santos fez a 10.ª marca das semifinais dos 200 metros estilos, com 1.59,13 minutos, sexto na primeira série, tendo o último registo para a final sido obtido pelo grego Andreas Vazaios (1.58,62). Alexis Santos é o segundo reserva para a final de quinta-feira.

O dia ficou ainda marcado pelo recorde nacional de João Costa nos 100 metros costas, marca que já tinha sido melhorada na série anterior por Francisco Santos.

João Costa, que foi segundo na terceira série, fixou a nova marca em 54,70 segundos, retirando dois centésimos ao recorde estabelecido momentos antes por Francisco Santos, que foi primeiro classificado na segunda série, com 54,72, menos quarenta e três centésimos do que o máximo anterior.

Apesar de ambos os nadadores terem batido o recorde nacional dos 100 metros costas, João Costa, 23.º classificado entre 59 nadadores, e Francisco Santos, 24.º, falharam a passagem às semifinais, ao alcance dos primeiros 16.

Portugal está representado por 16 nadadores nos Campeonatos da Europa, a decorrer até ao próximo domingo, em Budapeste, com a ambição de chegar às finais e de conseguir aumentar as cinco presenças já asseguradas nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.