A Câmara de Vila Real anunciou hoje que quer avançar em 2018 com a construção de novas piscinas municipais exteriores e cobertas, que representam um investimento estimado de 11 milhões de euros.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, referiu que o município vai avançar com as piscinas “com ou sem candidaturas a fundos comunitários”.

“Este é o grande equipamento desportivo que falta ao concelho”, afirmou.

O autarca adiantou ainda que espera que a obra arranque em 2018.

As novas piscinas serão construídas na zona do parque de Codessais, onde estão atualmente as piscinas exteriores.

O arquiteto Belém Lima está a delinear a estratégia para esta zona e referiu que o objetivo é permitir a “convivência entre os que vão caminhar no parque e aproveitar a natureza” e os que “querem usar as piscinas”.

Segundo explicou, as piscinas e o campo de jogos vão ficar numa plataforma superior para não perturbar quem vai caminhar.

A ideia é criar uma nova piscina exterior de adultos e crianças, mantendo o campo de jogos junto do rio Corgo, enquanto o parque radical vai dar lugar às novas piscinas cobertas, que incluirão balneários, ginásio e bancadas.

O estacionamento será também organizado naquela zona e, junto ao açude já existente, vai ser criado um plano de água calma para canoagem.

O projeto prevê ainda a melhoria das acessibilidades ao parque de campismo, localizado do outro lado do rio Corgo, através da colocação de um elevador junto às escadas.