A presença em cinco finais, dez classificações entre os 16 primeiros e o estabelecimento de recordes pessoais são os objetivos traçados pelo Diretor Técnico Nacional para a participação portuguesa nos Europeus de piscina curta, que começam na quarta-feira.

“As expectativas são as de que todos consigam estabelecer os seus recordes pessoais. À partida, se isso acontecer, temos a perspetiva de participar em cinco finais e ter dez classificações dentro dos 16 primeiros”, apontou José Machado, em declarações à agência Lusa.

O Diretor Técnico Nacional acredita que, “de uma maneira geral”, seja possível haver representação lusa nas finais das “provas masculinas de estilos, nas provas femininas de 200 metros mariposa, 400 e 800 livres” dos Europeus de piscina curta, que decorrem entre 04 e 08 de dezembro, no centro internacional de natação Tollcross, em Glasgow, Escócia.

“São aquelas que poderão ter a maior perspetiva de participação nas finais. Poderá haver uma ou outra prova que seja, digamos, uma surpresa, mas à partida é mais pensando nessas provas que pensamos nessa possibilidade”, completou.

José Machado notou ainda que se a grande maioria dos nadadores presentes conseguir estabelecer recordes pessoais, essas marcas vão coincidir, “quase por inerência”, com os recordes nacionais, uma vez que a maioria dos convocados são já os detentores dos mínimos dessas mesmas distâncias.

A pouco mais de sete meses dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o responsável técnico da Federação Portuguesa de Natação considerou os Europeus de Glasgow como o segundo momento mais importante para os nadadores envolvidos na preparação para Tóquio2020.

“Atendendo que o grande objetivo de época são os Jogos Olímpicos, e atendendo ao afastamento entre os dois momentos, acreditamos que é possível que os nadadores portugueses se consigam apresentar num bom momento de forma neste Europeu, sem que isso tenha qualquer implicação com a preparação que têm conduzido para os Jogos”, avaliou.

Segundo José Machado, o mesmo já “não é tão verdade no que refere ao Campeonato da Europa de piscina longa”, devido à sua proximidade com Tóquio2020 – os Europeus são em maio e os Olímpicos em julho.

“Pode acontecer que, para alguns nadadores, o facto de estarem a apontar especificamente para os Jogos Olímpicos possa ter alguma interferência nessa participação [nos Europeus de piscina longa]. Digamos que estes Europeus [de Glasgow] poderão funcionar como uma fase preparatória para Tóquio. Estes aqui não têm qualquer ligação e, por isso, e depois de consultarmos previamente os treinadores dos nadadores que estão nessa situação, foi unânime que iriam fazer o momento de forma normal para esta época de inverno e depois, então, virar as atenções para os Jogos”, detalhou.

Com o momento mais importante da vida de um atleta ao ‘virar da esquina’, o responsável federativo não esconde que a proximidade dos Jogos Olímpicos traz junto “algum acréscimo de ansiedade”, apontando como objetivo primordial conseguir que os nadadores possam focar-se “o mais possível” na preparação e menos “no produto, que neste caso vai ser o resultado” que estes vão obter na capital nipónica.

“A tentativa é que se consiga, na medida do possível, cumprir o processo de preparação desenhado em conjunto com os treinadores dos atletas e, depois, ter esperança que essa preparação decorra dentro da normalidade para que o nadador se consiga apresentar na melhor forma, que esperamos que seja a melhor destes últimos quatro anos. É esse o objetivo até aos Jogos”, pontuou.

Ana Monteiro, Diana Durães, Raquel Gomes Pereira, Tamila Holub, Victoria Kaminskaya, Alexandre Amorim, Aléxis Santos, Diogo Carvalho, Francisco Quintas, José Paulo Lopes e Miguel Nascimento são os nadadores convocados.

Lista de nadadores, clubes e provas:

Ana Monteiro, Clube Fluvial Vilacondense; 100m Mariposa, 200m Mariposa

Diana Durães, Benfica; 200m Livres, 400m Livres, 800m Livres

Raquel Gomes Pereira, Algés e Dafundo; 100m Bruços, 200m Bruços, 100m Estilos, 200m Estilos

Tamila Holub, Braga; 400m Livres, 800m Livres

Victoria Kaminskaya, Benfica; 100m Bruços, 200m Bruços, 200m Estilos

Alexandre Amorim, FC Porto; 50m Bruços, 100m Bruços

Aléxis Santos, Sporting; 100m Estilos, 200m Estilos

Diogo Carvalho, Galitos; 200m Mariposa, 100m Estilos, 200m Estilos

Francisco Quintas, Braga; 50m Bruços, 100m Bruços, 200m Bruços

José Paulo Lopes, Braga; 400m Livres, 1500m Livres, 200m Estilos, 400m Estilos

Miguel Nascimento, Benfica; 50m Livres, 100m Livres, 200m Livres

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.