A Federação Internacional de Natação (FINA) adiou hoje a prova de qualificação de natação sincronizada para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que deveria disputar-se na capital japonesa, devido à pandemia de Covid-19.

A FINA anunciou o adiamento da prova de natação sincronizada, prevista para o período entre 30 de abril e 03 de maio e na qual poderiam competir as portuguesas Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves, bem como da Taça do mundo de saltos para a água, que deveria decorrer entre 21 e 26 de abril.

O organismo tomou a decisão após consultar o Comité Olímpico Internacional (COI) e a organização de Tóquio2020, assegurando fazer tudo o que é possível “para preservar a saúde dos desportistas, treinadores e árbitros”.

A FINA já tinha adiado a série de saltos para a água de Londres, de 27 a 29 de março, e o Grande Prémio de Kuala Lumpur, previsto para o período entre 05 e 07 de junho, e cancelado a prova de Singapura, entre 29 e 31 de maio.

O novo coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.000 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, o que levou vários países a adotarem medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, que se encontra em estado de emergência desde as 00:00 de hoje, a Direção-Geral da Saúde elevou o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto