Os nadadores portugueses Diogo Ribeiro, em 100 metros mariposa, e Gabriel Lopes e João Costa, em 50 costas, qualificaram-se hoje para as meias-finais das respetivas provas dos Europeus de piscina curta, que se disputam em Otopeni, na Roménia.

Digo Ribeiro, de 19 anos, obteve o 13.º melhor tempo entre os 33 atletas inscritos para as eliminatórias, com o tempo de 51,56 segundos, distante da melhor marca da fase preliminar, de 49,14, que foi alcançada pelo suíço Noe Ponti.

O nadador português, que em julho conquistou a medalha de prata nos Mundiais de piscina olímpica na prova dos 50 metros mariposa, em Fukuoka (Japão), vai tentar qualificar-se para a final ainda hoje, a partir das 16:41 (hora de Lisboa), pouco depois de os compatriotas disputarem as meias-finais dos 50 metros costas (16:25).

Gabriel Lopes e João Costa ganharam o direito a discutir o acesso à final depois de terem obtido o 16.º e o 18.º registo das eliminatórias, respetivamente, com as marcas de 23,92 e 23,96 segundos, entre 37 nadadores inscritos, dos quais o francês Tomac Mewen foi o mais rápido, com 23,16.

A estafeta feminina de 4x50 metros livres, composta por Ana Guedes, Mariana Cunha, Francisca Martins e Camila Rebelo, obteve novo máximo de uma seleção portuguesa, com o tempo de 1.41,99 minutos, mas não evitou terminar na 10.ª e última posição, falhando o acesso às meias-finais.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.