O apuramento de hoje para a final dos 200 metros mariposa nos campeonatos europeus de natação, a decorrer em Glasgow, faz o pleno de "uma época fantástica", afirmou a nadadora Ana Catarina Monteiro.

A atleta do Fluvial Vilacondense completou a primeira série das meias-finais em 2.08,96 minutos, no quarto lugar, e fez o oitavo melhor tempo da geral, mas teve de aguardar pelos resultados da série seguinte para confirmar o apuramento para a final, marcada para as 17:00 horas de segunda-feira.

No final de uns minutos de ansiedade e uma celebração discreta, Ana Catarina Monteiro confessou sentir-se "muito realizada" porque estar na final europeia era, declarou à agência Lusa, "o grande objetivo, talvez um sonho da época, e é muito positivo".

"Esta foi uma época fantástica. Eu tinha planeado no início da época chegar aqui a nadar na casa dos 2.09 como recorde pessoal, mas já cheguei cá com o tempo de 2.08. Por isso ter nadado cá ligeiramente acima do recorde nacional acho que não é grave porque há menos de um mês tirei dois segundos ao recorde nacional", afirmou.

A nadadora tinha assegurado um lugar na meia-final dos 200 metros mariposa ao nadar em 2.10,08 minutos, o que lhe valeu o terceiro lugar na sua série e o sexto melhor tempo da eliminatória.

"Na eliminatória eu sabia que tinha alguma margem para passar à meia-final, quis testar um nado diferente do habitual. Entrei relativamente solta, mas forte. E depois deixei-me acalmar um pouco. Agora à tarde já fiz uma prova diferente, dei tudo", contou.

Pensando já na final de segunda-feira, refere que "há sempre pormenores que podem ser melhorados".

"De hoje para amanhã posso conseguir melhorar pequenos pormenores e é aí que tenho de jogar. Mas estar dentro da final é o maior objetivo, que está cumprido. Posso dizer que 100% da minha época foi cumprida", afirmou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.