O nadador olímpico Gabriel Lopes bateu hoje o recorde nacional absoluto dos 100 metros costas, melhorando um registo que já lhe pertencia durante o Meeting Internacional do Algarve, na piscina de 25 metros em Albufeira.

Na piscina curta, Lopes cifrou o novo recorde em 51,30 segundos, 18 centésimos a menos do que a anterior melhor marca, que o mesmo nadador tinha conseguido em 11 de dezembro de 2018, em Hangzhou, na China.

Desta feita, naquele concelho do distrito de Faro, o atleta do Louzan/Efapel conseguiu prosseguir a boa forma em 2022, em que conseguiu um bronze nos Europeus, em Roma, no mês de agosto, então nos 200 estilos.

Este foi o terceiro recorde a cair no Meeting do Algarve, depois dos 100 mariposa, por Fernando Souza Silva (51,20 segundos), e dos 50 mariposa, por Ana Guedes (26,31).

Por outro lado, esta competição representava a última chance para nadadores conseguirem mínimos de apuramento para o campeonato do mundo de Melbourne de piscina curta, em dezembro, no qual só estará João Costa (Vitória de Guimarães).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.