O nadador Gabriel Lopes estabeleceu hoje um novo recorde nacional dos 100 metros costas em piscina curta, ao nadar em 51,68 segundos nas eliminatórias dos Campeonatos Europeus, a decorrer em Copenhaga.

Gabriel Lopes, que foi terceiro na sua série e assegurou presença nas meias-finais de hoje com o 13.º tempo entre os 48 inscritos, bateu por 25 centésimos a marca fixada por Alexis Santos em 2013 (52,03).

“Estou muito feliz com a minha prova. Foi muito boa. Um recorde nacional que já estava a valer pelos treinos que tenho vindo a realizar. Agora, para a meia-final, vamos corrigir algumas coisas, trabalhar alguns pormenores e fazer a melhor classificação possível”, afirmou o nadador do Louzan Natação, citado pela Federação Portuguesa de Natação.

Nesta sessão matinal, João Vital assegurou a participação na final dos 400 metros estilos, marcada para a tarde, ao completar a prova com um máximo pessoal de 4.09,23 minutos, que lhe deu o sexto tempo da terceira série e o nono entre os finalistas.

O atleta do Sporting tirou quase 11 segundos ao registo alcançado em 2015 (4.20,20).

“Senti-me muito bem e rendeu o recorde pessoal e a presença na final. Este resultado é fruto do trabalho realizado nos últimos três anos. (...) Dou sempre o meu máximo, termino os treinos e as competições com a consciência de que dei o meu melhor. Ontem não correu tão bem [nos 400 m estilos]. Mas esta é a minha prova. Ainda assim não esperava que fosse já. Agora na final vou dar o máximo, se der recorde pessoal melhor”, afirmou Vital.

Além de Vital, Diana Durães também vai estar hoje numa final, a dos 800 metros livre, para a qual se qualificou na véspera, com o sétimo tempo entre as nove finalistas (8.30,20). A nadadora do Benica detém o recorde nacional, 8.24,09, fixado este ano em Moscovo.

Nos 200 m livre, Miguel Nascimento melhorou o seu recorde pessoal nos 200 livre em piscina curta, ao nadar em 1.46,03 minutos, menos 17 centésimos do que fez em 2015. O benfiquista foi oitavo na sua série e 25.º entre os 58 inscritos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.