O atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN) responsável pela pasta do alto rendimento, Rui Sardinha, anunciou hoje a candidatura à liderança do organismo, cujas eleições estão previstas para meados de novembro.

Vice-presidente da FPN nos últimos 12 anos, período durante o qual o organismo tem sido liderado por António Silva, Rui Sardinha considera que o seu projeto apresenta alguma continuidade, mas aposta também em algumas mudanças.

“Este é um projeto de alguma continuidade, mas também com alguma mudança, não renegando o passado e com uma equipa diretiva empenhada e equilibrada. Queremos continuar a trilhar o caminho de sucesso da natação portuguesa. ”, disse Rui Sardinha, à agência Lusa.

O candidato referiu que Portugal viveu “o melhor ciclo olímpico de sempre, nos últimos três anos”, com “uma medalha de bronze em Jogos Paralímpicos, quatro medalhas em campeonatos do mundo, duas delas de ouro, quatro em campeonatos da Europa e uma final inédita num Campeonato do Mundo de natação artística”, e ainda lugares de pódio em competições de juniores.

Rui Sardinha garantiu que “o projeto desportivo, apresentado aos delegados da Assembleia Geral, aposta num maior apoio às associações territoriais, encaradas como o motor de desenvolvimento da natação portuguesa”.

Nesse sentido, o candidato propõe a revisão do programa Portugal a Nadar, que federou nos últimos oito anos cerca de 100 mil novos praticantes, o desenvolvimento do gabinete de performance para o alto rendimento, em articulação com a direção desportiva.

Durante os próximos dias, Rui Sardinha divulgará a composição da lista candidata aos órgãos sociais.