O português Tiago Campos foi 20.º classificado na final de 10 km de águas abertas dos Mundiais de natação que decorrem em Fukuoka, no Japão, enquanto Diogo Cardoso foi 23.º

Tiago Campos cumpriu o percurso em 1:54.05,50 horas, mais 3.25,20 minutos do que o vencedor, o alemão Florian Wellbrock, que venceu com o tempo de 1:50.40,30 horas, enquanto Diogo Cardoso gastou mais 3.28,40 (1:54.08,70).

"A minha prova correu bastante bem. Ambicionava mais, mas o 20.º lugar iguala a minha melhor prestação no Mundial. Considero que realizei uma prova bastante consistente, muito positivo numa competição com muito contacto físico nas bóias e nado contínuo. Agora vou continuar a trabalhar para estar muito forte no Mundial do Qatar e conseguir a minha segunda participação nos Jogos Olímpicos", disse Tiago Campos, citado pelo gabinete de imprensa da Federação Portuguesa de Natação.

Também Diogo Cardoso estava satisfeito com a forma como correu a sua prova: "Desde o início consegui colocar-me mais ao menos na frente, no top 40. Na segunda volta, comecei a subir umas posições e chegar ao top 20/30. Penso que essa parte correu bem. A partir da quarta volta, o ritmo tornou-se insuportável, mas ainda consegui aguentar e manter-me no segundo grupo de 15/16 atletas. Ainda tive forças para fazer uma boa ponta final. Cumpri o meu objetivo".

O Diretor Técnico Nacional, Daniel Viegas, realçou a prestação masculina nesta prova, que classificou de um nível mais elevado do que em Budapeste2022: "O Tiago Campos confirmou o 20.º do ano passado e o Diogo Cardoso melhorou o 27.º lugar de Budapeste. A prova foi aumentando o ritmo e o grupo inicial de cerca de 40 nadadores foi-se reduzindo. Na terceira volta, deu-se o arranque esperado dos favoritos e aí formaram-se dois grupos: um de 18 nadadores outro de mais 15. Os portugueses ficaram na frente do segundo grupo".

"Consideramos um muito bom resultado, porque, no próximo Mundial de Doha2024, poderão conseguir o apuramento para os Jogos de Paris2024. Tanto um como outro estão perto do apuramento olímpico, que são 22 vagas", sublinhou.

Em relação à prestação feminina nos 10 km, em prova disputada no sábado e em que Angélica André foi 15.ª e Mafalda Rosa 17.ª, Daniel Viegas destacou que se o apuramento fosse neste Mundial estariam as duas apuradas.

O responsável técnico aponta agora as baterias para os 5 km, que vão decorrer na próxima terça-feira: "Agora vamos descansar, porque queremos fazer também boa figura nos 5 km de dia 18".

Os Campeonatos do Mundo de desportos aquáticos começaram na sexta-feira e decorrem até ao próximo dia 30, em Fukuoka, no Japão, reunindo as competições de natação pura, artística, águas livres, saltos para a água e polo aquático.