O Belenenses assegurou hoje no Jamor a conquista do campeonato nacional de râguebi de 2017/18, depois de vencer na final o Agronomia, por 17-9, confirmando o sétimo título da sua história, uma década depois do último triunfo.

Foi o ponto final na época 'passada', já em pleno período de trabalhos para a nova temporada, após a controvérsia no final de abril, em que cenas de violência na meia-final entre CDUL e Agronomia levariam à despromoção dos dois clubes e à atribuição do título ao outro finalista, o Belenenses.

As decisões da Federação foram, entretanto, anuladas e o Jamor acolheu este sábado a tão esperada final.

O intenso calor e a fase inicial da preparação das duas equipas ditaram um jogo com pouco ritmo e sem grande qualidade, apesar do empenho demonstrado pelos dois conjuntos. A Agronomia até entrou melhor no encontro, com maior agressividade do que os ‘azuis’, e adiantou-se numa penalidade convertida por José Rodrigues.

O Belenenses começou a despertar a meio do primeiro tempo e estabeleceu-se então um duelo nas penalidades, com João Freudenthal a empatar para os azuis do Restelo. Os dois jogadores foram, de resto, os principais marcadores do encontro, com José Rodrigues a assinar todos os pontos dos agrónomos e Freudenthal a contribuir com 12 dos 17 pontos do Belenenses.

O empate (6-6) ao intervalo refletia o equilíbrio e a toada ‘morna’ da primeira parte, mas o regresso do descanso fez melhor ao conjunto de Belém. Com outra personalidade e maior eficácia nas suas ações, a equipa de João Mirra assumiu o controlo do jogo, para contentamento da maioria dos adeptos presentes no campo A do Jamor.

Nos instantes finais, o ensaio de David Carvalho – o único da partida - veio, simplesmente, confirmar o cenário de vitória que já se desenhava para o Belenenses, sentenciando o resultado final em 17-9. Os 'azuis' não falharam a hipótese do sétimo título, enquanto a Agronomia permanece com apenas um campeonato nacional (2007) no seu palmarés.

Ficha de jogo

Jogo no Campo A do Centro de Alto Rendimento de Râguebi do Jamor, em Oeiras.

Agronomia - Belenenses, 9-17.

Ao intervalo: 6-6.

Sob arbitragem de João Costa, as equipas alinharam:

- Agronomia: Gustavo Duarte, João Moreira, Giorgi T., Fernando Almeida, José Andrade, Pedro Heredia, António Duarte, Tomás Gonçalves, Gonçalo Prazeres, José Rodrigues, António Cortes, Vasco Ribeiro, João Lima, Bernardo Campelo, Manuel Murteira. Jogaram ainda: PJ Van Zyl, José Costa, Manuel Trigoso, João Paiva, Martim Cardoso.

Treinador: Frederico Sousa.

Penalidades (1): José Rodrigues (09, 35, 54).

- Belenenses: Hugo Valente, Joe Pickett, Anthony Kent, José Marques, Salvador Cunha, Tomás Sequeira, David Carvalho, Sebastião Cunha, Duarte Azevedo, Diogo Miranda, Tiago Fernandes, Vasco Poppe, Rodrigo Freudenthal, Rodrigo Marta, João Freudenthal. Jogaram ainda: Manuel Pinto, Manuel Marta.

Treinador: João Mirra.

Ensaios (1): David Carvalho (76).

Penalidades (1): João Freudenthal (24, 38, 49, 55).

Ação Disciplinar: Cartão amarelo para António Duarte (50) e Vasco Ribeiro (67). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Salvador Cunha (73).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.