Através de um comunicado divulgado no site oficial do clube, o Benfica afirma compreender a decisão da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) de dar a época 2019/2020 como concluida.

"Considerando o atual estado de pandemia que vivemos e sendo o Râguebi uma modalidade de contacto físico permanente, o Sport Lisboa e Benfica compreende e vai cumprir a decisão", escrevem as 'águias'.

O Benfica mostra-se ainda disponível para colaborar, apenas e só, com a Federação para encontrar soluções, não demonstrando disponibilidade para colaborar com outras organizações.

"Naturalmente, nesta fase, o Clube permanece disponível para colaborar com a Federação para soluções que sejam equacionadas, estando totalmente indisponível para colaborar ou participar em qualquer outra organização ou solução", afirmam.

Os encarnados terminam o comunicado realçando a necessidade de união na modalidade e que a prioridade do clube serão sempre "decisões responsáveis".

"Considera o SL Benfica que, nesta fase de preocupação e incerteza, as entidades e agentes do Râguebi devem manter-se unidos em prol do futuro da modalidade. A prioridade máxima do Clube é e será a colaboração para decisões responsáveis e que defendam a saúde pública", concluem.

As medidas de retoma da atividade desportiva anunciadas na quinta-feira deixaram de fora o râguebi e todas as outras modalidades coletivas, com exceção da I Liga de futebol, precipitando o final dos campeonatos nacionais seniores da modalidade.

A FPR já tinha dado por terminadas, em 10 de abril, todas as competições dos escalões de formação e femininos, fazendo depender das orientações da Direção Geral da Saúde e do Instituto Português do Desporto e Juventude a continuidade dos campeonatos nacionais de seniores.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 240 mil mortos e infetou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Portugal contabiliza 1.023 mortos associados à COVID-19 em 25.190 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

*com Lusa

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.