Mesmo se não vencerem todos os cinco jogos do torneio, os irlandeses celebram o título se empatarem com a Inglaterra, no sábado, em Dublin, e até podem perder desde que consigam um ponto de bónus e a França não bonifique ao vencer o País de Gales ou, se o fizer, não anule a diferença de 20 pontos no ‘goal average’.

Desta forma, a Irlanda até pode entrar em campo já como campeã para defrontar a Inglaterra que, pelo que tem mostrado nesta edição, não deve constituir mais do que uma mera ‘formalidade’ a ultrapassar pela equipa orientada por Andy Farrell.

Em Murrayfield, no derradeiro teste antes da provável consagração, os irlandeses chegaram ao intervalo a vencer por 8-7, com uma penalidade de Johnny Sexton (12 minutos) e um ensaio de Mack Hansen (27) a contrariarem o toque de meta de Huw Jones (16), pela Escócia.

Na segunda parte, James Lowe (56) e Jack Conan (61) fizeram mais dois ensaios para a Irlanda, ambos transformados por Sexton, que assim igualou o recorde de 557 pontos marcados no torneio estabelecido pelo compatriota Ronan O’Gara em 2013.

A última jornada do torneio das Seis Nações 2023 joga-se integralmente no sábado, com a Escócia a receber a Itália (12:30), a França a defrontar o País de Gales (14:45), em Paris, e a Irlanda a defrontar a Inglaterra (17:00), em Dublin.

À entrada para a última jornada, a Irlanda lidera com 19 pontos, seguida por França (15), Escócia (10), Inglaterra (10), País de Gales (5) e Itália (1).