Tom Curry foi suspenso na terça-feira por dois jogos depois de ver o cartão vermelho na vitória por 27-10 do Mundial de Râguebi sobre a Argentina no último fim de semana.

O jogador de 25 anos foi expulso apenas três minutos após o início do jogo do Grupo D, em Marselha, no sábado, por uma entrada frontal.

“O jogador aceitou que a infração justificava um cartão vermelho”, disse a World Rugby, em comunicado.

Um comité disciplinar independente disse que a expulsão acarreta uma suspensão mínima de seis jogos, mas encontrou circunstâncias atenuantes, incluindo “um histórico disciplinar exemplar, desculpas ao jogador e bom carácter”, que justificaram uma redução de 50% na sanção.

Isso significaria uma suspensão de três jogos, mas a World Rugby disse que Curry foi capaz de reduzir ainda mais para dois jogos ao se inscrever para participar no Programa de Intervenção de Treinadores do órgão, que visa modificar a técnica de tackle.

Isso significa que o jogador vai falhar os próximos dois jogos de Inglaterra no Grupo D, contra o Japão, em Nice, no domingo, e contra o Chile, em Lille, no dia 23 de setembro. Ele estará novamente disponível para enfrentar Samoa, em Lille, no dia 7 de outubro.

Curry recebeu inicialmente cartão amarelo pelo desafio contra o lateral argentino Juan Cruz Mallia, antes de ser atualizado para cartão vermelho pelo sistema de 'bunker' do râguebi. Foi o seu primeiro jogo desde que se lesionou na final da Premiership inglesa, em Maio. Foi ainda o terceiro jogador de Inglaterra a receber cartão vermelho nas últimas quatro partidas.

O número 8, Billy Vunipola, falhou o jogo contra a Argentina devido a suspensão, depois de ter sido expulso contra a Irlanda na preparação para o Mundial.

Owen Farrell também perdeu a estreia na competição e também vai ficar de fora do próximo jogo de Inglaterra contra o Japão por causa do cartão vermelho frente ao País de Gales.