A seleção feminina de râguebi sevens acabou hoje o torneio dos Jogos Europeus Cracóvia2023 em oitavo lugar, após cair nos quartos de final e, depois, em dois jogos de colocação.

Depois da derrota de segunda-feira que as relegou para os jogos de colocação, Portugal abriu o dia com um desaire ante a Alemanha, por 22-7, e ao fim da tarde cedeu perante a Itália (34-7).

Ao intervalo, frente às transalpinas, perdiam já por 19-7, tendo marcado numa conversão de Inês Spínola Duarte e num ensaio de Mariana Marques.

A seleção feminina acaba, assim, em oitavo lugar um torneio que dava apuramento direto para Paris2024 ao vencedor e, aos restantes medalhados, a presença num torneio intercontinental de qualificação olímpica.

Ainda hoje, a seleção masculina defronta a Espanha no jogo pelo bronze, e em caso de vitória apura-se também para essa ‘liguilha’ com vista a Paris2024.

O dia ficou hoje marcado, no Estádio Henryk Reyman, pelo vento que levou à interrupção e posterior adiamento de algumas partidas, pelos danos em lonas que impediam a continuação dos jogos.

Portugal soma até ao momento 12 pódios em Cracóvia2023, nomeadamente três ouros, seis pratas e três bronzes, além de um outro pódio já assegurado, no ténis de mesa.

A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que tem uma delegação com mais de duas centenas de atletas.