O selecionador de Portugal de râguebi afirmou hoje que os seus jogadores "vão fazer tudo" para bater no sábado a Rússia e fugir à despromoção no Torneio Europeu das Nações, um cenário que mesmo assim não assusta os ‘lobos'.
"Não queremos descer, vamos fazer tudo para isso não acontecer. É algo que não nos passa pela cabeça, mas também não vamos entrar em pânico. É algo que faz parte do desporto. Esperamos fazer um grande jogo", afirmou o escocês Ian Smith, na conferência de imprensa de antevisão do encontro da 10.ª e última jornada da prova, em Lisboa.
No Estádio Cidade Universitário da capital portuguesa, os ‘lobos' vão entrar em campo no último lugar do grupo e estão obrigados a bater os russos (e fazer melhor resultado que a Alemanha frente a Espanha) para fugir à descida de divisão.
"Esperamos um jogo duro. A Rússia melhorou muito e vai ser difícil. Nós também estamos a melhorar. Estamos a criar oportunidades, mas não estamos a marcar. Os jogadores estão motivados, sabem do que são capazes e sabem que têm de melhorar em alguns detalhes", referiu Ian Smith.
Sobre a sua continuidade como selecionador luso, Ian Smith lembrou que foi chamado interinamente para comandar a equipa nos últimos cincos jogos do ‘Seis Nações B' e que é mais certo não continuar no cargo.
"Vamos acabar esta campanha, tirar as ilações do que fizemos bem e fizemos mal e logo se verá o que acontece. Eu fui chamado pela federação para ajudar num processo de crescimento e aprendizagem numa parte mais técnica. Vamos ver o que acontece", explicou.
Na mesma conferência de imprensa, o capitão Francisco Pinto Magalhães assumiu que a campanha portuguesa "não tem sido fácil", mas lembrou que a equipa está a passar por um "processo de aprendizagem e evolução".
"Não podemos desistir. Temos um grupo ótimo, jovem e coeso. Às vezes, temos dificuldades na concentração, talvez por sermos tão jovens e temos que trabalhar mais nesses momentos", disse o jogador do CDUL.
O encontro entre Portugal, 30.º do ‘ranking’ mundial, e a Rússia, 20.ª, está agendado para sábado às 15:00.
Caso a Alemanha vença a Espanha sem ponto de bónus, os ‘lobos' ainda podem continuar no mesmo escalão, caso ultrapassem a Rússia com quatro ou mais ensaios ou sofram menos de sete pontos.
Comentários