Há histórias no mundo do desporto que são quase demasiado boas para acreditar. Tomás Appleton, capitão da Seleção Nacional de râguebi, foi um dos convidados do podcast do comediante Pedro Teixeira da Mota e contou um dos episódios mais insólitos da história da modalidade em Portugal.

Estávamos no ano de 2019, quando Patrice Lagisquet, que acabou por ser selecionador nacional, se ofereceu para treinar a equipa de Espanha. Ora, os espanhóis tinham acabado de contratar um treinador e sugeriram ao francês entrar em contacto com os responsáveis da federação portuguesa, Carlos Amado Silva.

Lagisquet assim o fez e quando se ofereceu para ser o novo selecionador de Portugal, porque tinha vontade de começar um projeto novo, a resposta do dirigente português foi que não o conhecia e que deveria mandar o seu currículo. O treinador, de 58 anos, nunca tinha feito um currículo na vida, devido ao seu percurso, mas acedeu ao pedido e enviou.

Segundo Tomás Appleton, o presidente apercebeu-se da oportunidade que tinha em mão e ligou imediatamente a aceitar a oferta, pedindo desculpa pelo lapso. Depois Patrice Lagisquet assumiu o cargo e o resto é história...

O técnico francês, que é uma lenda da modalidade, levou Portugal pela primeira vez ao Mundial e conseguiu a primeira vitória da história. A seguir à competição acabou a ligação com Portugal e está livre neste momento.