O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) anulou a despromoção de Direito e de Agronomia, que tinham sido punidos depois dos incidentes que se registaram na meia-final do campeonato entre os dois clubes, no final de abril.
Os acórdãos do Conselho de Justiça determinam também a anulação da declaração do Belenenses como campeão nacional, que tinha sido anunciada pela FPR.
"Decide o Conselho de Justiça revogar a decisão recorrida, através da qual a Federação Portuguesa de Rugby aplicou à AEIS Agronomia uma falta de comparência não justificada, a sanção de desclassificação do CN1 e correspondente despromoção ao último escalão competitivo sénior", pode ler-se no acórdão.
"Nessa medida, mais decide que deve ser homologado o resultado que se verificava no momento em que o árbitro deu por terminado o jogo que opôs a AEIS Agronomia ao GD Direito, ocorrido no passado dia 28 de abril de 2018, com todos os efeitos daí decorrentes, nomeadamente a anulação da decisão de não realização da final do CN1, bem como da decisão administrativa de conceder o título de campeão nacional da época 2017-2018 ao clube que se apurou para disputar a referida final", acrescenta o documento.
A meia-final do campeonato nacional de râguebi, realizada a 28 de abril, ficou marcada por agressões e confrontos nas bancadas e no relvado.
A FPR penalizou os dois clubes com falta de comparência e despromoção, anulando também a final e declarando campeão o Belenenses, que tinha vencido a outra meia-final.
Comentários