
Samuel Marques e Rodrigo Marta são as grandes ausências da lista alargada de 31 jogadores convocados por Simon Mannix para o jogo das meias-finais do Rugby Europe Championship 2025 (REC25) que opõe a seleção nacional de râguebi contra a Espanha, sábado, 1 de março (15h30, transmissão Sport TV), no Estádio Nacional.
O veterano lusodescendente de 35 anos, médio formação do AZ Beziers e o jovem ponta português, 24 anos, a atuar em França (US Colomiers), estão a serviço dos respetivos clubes da Pro2, segunda divisão gaulesa e cumprem, assim, a política de cedências que resulta da negociação entre os responsáveis da seleção nacional e os clubes franceses, à imagem do que foi feito pelo anterior selecionador, Patrice Lagisquet durante o apuramento para o Mundial de França.
Os dois mundialistas de França2023 (onze ao todo nesta convocatória) desfalcam os lobos no duelo ibérico após terem ajudado Portugal a selar o primeiro lugar do grupo B e a carimbar a qualificação da seleção portuguesa para o campeonato do mundo da Austrália 2027, onde também já está apurada a formação espanhola e as seleções da Geórgia e da Roménia, os outros dois semifinalistas.
Na fase de grupos do REC2025, torneio europeu de apuramento para o Mundial2027, jogaram frente à Bélgica (1.ª jornada) e Roménia (3.ª). Marques falhou a partida com a Alemanha, tendo sido substituído por Hugo Camacho, de regresso à convocatória.
Pesa embora estas ausências de peso, de França viajam nove jogadores, entre os quais os mundialistas José Madeira, Raffaele Storti, Simão Bento e Nicolas Martins. De Espanha foram chamados dois jogadores, António dos Santos e Hasse Ferreira, também eles com um mundial no currículo, o que coloca nos pratos da balança 11 atletas vindos de fora do campeonato português.
Guilherme Costa (Técnico), internacional sub20, estreia-se nesta convocatória divulgada pela Federação Portuguesa de Râguebi. José Lavos (Cascais) regressa a short-list depois de ter sido incluído nos 56 jogadores que iniciaram o ataque ao REC 2025. Os dois ainda não somam qualquer internacionalização sénior.
Comentários