A seleção portuguesa de râguebi visita a Polónia, no sábado, com o objetivo de ganhar vantagem sobre a Roménia no Europe Championship, antes do decisivo encontro com os ‘carvalhos’, definiu o selecionador Patrice Lagisquet.
Na primeira jornada, Portugal venceu a Bélgica por 54-17, enquanto os romenos derrotaram os polacos por 67-27, pelo que a missão dos ‘lobos’, em Gdynia, será anular a desvantagem de três pontos no ‘goal average’, que, neste momento, é favorável aos romenos (40 contra 37).
“Embora no Europeu o primeiro critério de desempate seja o número de ensaios marcados no confronto direto, e só depois o ‘goal average’, temos de marcar o máximo de pontos possível”, definiu o treinador francês, antes e partir, hoje, para a Polónia.
Nesse sentido, o desafio frente aos polacos será também encarado como “um jogo de preparação” para o encontro do próximo dia 18, com os romenos, que deverá decidir o vencedor do Grupo B e quem ganhará o direito a jogar em casa nas meias-finais.
“Com o devido respeito pela Polónia, quando vemos que sofreram 67 pontos com a Roménia, temos de ir mostrar que o nosso nível é completamente diferente, apesar de sabermos que são muito fortes fisicamente. O importante será fazermos um bom jogo coletivo”, traçou Lagisquet.
Para a visita à Polónia, o técnico já vai contar com os lusodescendentes Mike Tadjer e Samuel Marques, que estiveram ausentes contra a Bélgica, mas voltará a perder o talonador e o médio de formação para a receção aos romenos, na próxima semana.
“Têm jogos importantes pelos seus clubes, que estão em situação difícil nos seus campeonatos, pelo que têm de regressar a Perpignan e a Carcassone. Mas vêm o Francisco Fernandes, o Anthony Alves, o Steevy Cerqueira e o Raffaele Storti, então o grupo será mais forte contra a Roménia do que na Polónia”, analisou o ‘Express de Bayonne’.
Portugal defronta a Polónia no sábado, em partida da segunda jornada do Europe Championship 2023, com início marcado para as 10:45 (hora de Lisboa) no Narodowy Stadion Rugby de Gdynia.
Após a primeira jornada, os ‘lobos’ ocupam o segundo lugar do Grupo B, com os memos cinco pontos que a Roménia, devido à melhor diferença entre pontos marcados e sofridos conseguida pelos romenos.
As duas seleções mundialistas do Grupo B do Europeu defrontam-se em 19 de fevereiro, no Estádio do Restelo, em Lisboa, em encontro que deverá decidir o vencedor da ‘poule’.
De acordo com as regras do novo formato do ‘Championship’, apuram-se para as meias-finais, a disputar em 04 e 05 de março, os dois primeiros classificados de cada grupo, sendo que o vencedor joga em casa com o segundo colocado do grupo oposto.
A final e o jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares estão agendados para 18 de março, em Badajoz.
Comentários