A seleção portuguesa de râguebi ‘sevens’ despediu-se hoje do play-off de apuramento para a II Divisão do Circuito Mundial com uma derrota contra Samoa (21-12), em Los Angeles, resultado que ‘sublinhou’ o destino definido no sábado.

Após derrotas com os Estados Unidos (26-15) e com Quénia (26-14), no primeiro dia do torneio, Portugal entrou para o segundo dia já sem hipóteses de qualificação para o principal circuito internacional da modalidade.

A jogar para cumprir calendário, Portugal somou dois ensaios, por Vasco Silva (04 minutos) e José Santos (12) e uma transformação de Manuel Vareiro, mas consentiu três toques de meta transformados à seleção do Pacífico Sul.

Os ‘lobos’ venceram este ano as Challenger Series, que terminaram em abril, e garantiram a presença no play-off de acesso ao principal circuito mundial da modalidade.

Não podiam, no entanto, aspirar a mais do que a qualificação direta para o novo escalão secundário anunciado na sexta-feira pela World Rugby.

A seleção portuguesa procurava, em Los Angeles, regressar ao circuito mundial da modalidade, onde foi equipa residente entre 2012 e 2016.