A  seleção portuguesa sub-18 de râguebi vai disputar o festival do torneio das Seis Nações, em Itália, anunciou hoje a organização, naquela que será uma “oportunidade única para o râguebi português”, segundo o selecionador daquele escalão.

“É uma oportunidade única para o râguebi português, independentemente do escalão. É a primeira vez que uma seleção portuguesa é convidada para participar num Seis Nações e é um reconhecimento do trabalho feito a nível sénior e também nas categorias de base”, disse à agência Lusa João Uva.

As seleções de Portugal e Geórgia, vice-campeã e campeã da Europa, respetivamente, nos últimos três anos, vão participar no festival Seis Nações sub-18, em Itália, que pela primeira vez foi alargado a seleções de fora dos países que disputam os torneios ‘privados’ da modalidade.

O festival Seis Nações sub-18 masculino vai decorrer entre 30 de março e 07 de abril, no Estádio Sergio Lanfranchi, em Parma.

Portugal vai enfrentar a Itália, em 30 de março, às 12:15 (horas de Lisboa), o País de Gales, em 03 de abril, às 10:00, e a Irlanda, em 07 de abril, também às 10:00.

“Estamos muito entusiasmados por participar. Vamos com a expectativa de aproveitar uma oportunidade única para continuar a evoluir e ter sucesso, sabendo que este não se traduz diretamente em ganhar o torneio, o que é irrealista”, definiu João Uva.

Ainda assim, o técnico, que divide o comando dos sub-18 com Miguel Leal, assegura que Portugal vai “para jogar de igual para igual e ter momentos de competição intensa, honesta, direta e real”.

“Não vamos lá só para participar. Vamos competir com as nossas armas. Nitidamente, não temos a base de recrutamento dos outros países, mas vamos com a vontade firme de aprender e competir”, concluiu o antigo internacional português, que disputou o Mundial de França2007.

À margem do festival, irá decorrer um programa de desenvolvimento para treinadores, analistas e árbitros de todas os países do Seis Nações que irão arbitrar no torneio, “incluindo árbitros portugueses e georgianos”, revelou a organização.

Portugal sagrou-se vice-campeão europeu sub-18 nos últimos três anos, perdendo sempre a final para a Geórgia.