A portuguesa Carolina Mendes apurou-se ontem para a ronda de 32 do Saquarema Pro, prova do Challenger Series de surf, juntando-se à olímpica Teresa Bonvalot e a Francisca Veselko, enquanto Yolanda Hopkins foi eliminada.

No Rio de Janeiro, Mendes dominou a sua ‘heat’, a quinta da primeira ronda da prova, ao pontuar 12.43 (7.00 + 5.43), à frente da costa-riquenha Leilani McGonagle (10.67), que também segue em frente, e da sul-africana Natasha Van Greunen (2.67) e da brasileira Bruna Carderelli (2.40), eliminadas.

Antes, a olímpica Yolanda Hopkins não teve tanta sorte, com os 6.90 que pontuou a não chegarem para seguir em frente, ficando na terceira posição atrás da sul-africana Zoë Steyn (7.70), segunda, e da norte-americana Kirra Pinkerton, que dominou com 8.27.

Hopkins fica, assim, em 33.º lugar, somando 700 pontos, enquanto Mendes, Veselko e Bonvalot vão competir por um lugar nos oitavos de final, todas em séries diferentes.

No quadro masculino, e isento da primeira fase, está Frederico Morais, que competirá na 13.ª ‘heat’ em busca de um lugar na ronda de 32.