
Joel Parkinson, ex-campeão mundial de surf é o Wildcard Performance da 11.ª edição do Capítulo Perfeito, evento especial que decorre amanhã em Carcavelos, Cascais, anunciou a organização.
“Parko”, vencedor do circuito mundial (ASP World Tour), em 2012 e bicampeão mundial júnior, é um dos cabeças de cartaz do “campeonato” que decorre nas ondas tubulares da praia da Linha de Cascais, num dia em que são esperadas ondas de dois metros.
Parkinson, surfista australiano, é o segundo antigo campeão do circuito de elite a aterrar no evento de um dia só que tem contado ao longo dos anos com alguns ex-surfistas do CT. Adriano de Souza, “Mineirinho”, como é conhecido, inaugurou essa presença no melhor dia de ondas do inverno, em 2023, 9.ª edição, depois de ter estado na lista de convidados em 2018, (8.ª).
A prova estacionada em Carcavelos, depois das passagens por Peniche e Nazaré, reúne 16 surfistas selecionados entre os melhores tube riders nacionais e internacionais, convidados diretamente pela organização, votados pelo público e através de um evento de triagem realizado em Carcavelos em janeiro.
Face a constrangimentos logísticos de alguns atletas, impedidos de chegar em tempo útil após a chamada realizada na passada quarta-feira, a organização tirou cinco cartas novas, quatro do contingente internacional e um nacional.
Chamou o brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca, um dos Reis da Nazaré, segundo classificado esta semana na etapa mundial de Ondas Grandes que se realizou na Praia do Forte. Terá a companhia de mais dois compatriotas, Pedro Calado (surfista de ondas grandes) e Victor Bernardo e do norte-americano Cam Richards, autor do maior e mais longo tubo surfado nos Supertubos, Peniche, feito alcançado este ano.
Os quatro surfistas preenchem as vagas do basco Aritz Aranburu, vencedor em 2016 (Nazaré) e 2022 (Carcavelos), do francês, Clay Marzo (EUA), do icónico Rob Machado (a grande figura na edição passada, em estreia na praia de Carcavelos), surfista nascido na Austrália e naturalizado norte-americano e Noa Deane (australiano). Do lado dos surfistas nacionais, Guilherme Fonseca preenche a vaga de João Maria Mendonça.
“O Capítulo Perfeito é um evento que espera o inverno inteiro pelas condições ideais e em que o call é feito com apenas 72 horas de antecedência, expondo-nos ao risco de não conseguirmos garantir a presença de todos os atletas convidados num tão curto espaço de tempo”, justificou Rui Costa, responsável máximo do evento, em comunicado.
A presença Joel Parkinson, uma das maiores referências do surf australiano e mundial, “é algo que nos deixa muito contentes”, adiantando ainda que é um nome que “dá garantias de podermos proporcionar um grande espetáculo a todas as pessoas que se deslocarem à praia de Carcavelos”, rematou.
O tricampeão de Carcavelos vs pentacampeão da Nazaré
Joel Parkinson, Craig Anderson, Cam Richards, Balaram Stack, Bruno Santos (vencedor em 2015), Victor Bernardo, Pedro Calado, Lucas Chianca, Noah Beschen, Nic Von Rupp, vencedor em 2013, 2014 e 2023-24, Miguel Blanco, Pedro Boonman, Guilherme Fonseca, João Guedes, vencedor da votação pública, Tiago Stock, campeão em título e Santiago Graça, vencedor dos Trials de 2025 completam a lista dos 16 surfistas que lutam por um prize-money de 50 mil euros (40 mil em 2024).
Da lista, sobressai uma curiosidade competitiva. Von Rupp, recém vencedor por equipas do Tudor Nazaré Big Wave Challenge, etapa única de ondas grandes da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorreu na Praia do Norte, Nazaré, na passada terça-feira, 17, reencontra, quatro dias depois, o monstro do Canhão da Nazaré, Lucas Chianca, com quem tem batido acessos duelos nas ondas grandes, vencedor coletivamente em quatro edições de tow-in (três a título individual) e um de remada.
Quatro mulheres na água e a homenagem a Tiago Pires
O 11º aniversário do Capítulo Perfeito marca ainda a estreia de um heat especial feminino. E, tal como na prova rainha, o calendário dos atletas colidiu com a data do evento e obrigou a mexidas de última hora.
Gabriela Diniz e Maria Salgado substituem Francisca Veselko (fez a estreia das mulheres no ano passado) e Malfada Lopes, ambas em Marrocos para disputar a penúltima etapa do Qualifying Series 2024-2025 (QS3000), circuito regional de qualificação. Camila Cardoso e Yolanda Hopkins, atleta olímpica, completam a bateria.
Considerando “redutor” ter uma só mulher a competir entre homens, tal como sucedeu no ano passado, a organização decidiu “fazer um heat especial entre as meias-finais e a final exclusivamente feminino”, disse Rui Costa aquando da apresentação da prova, no passado dia 7 de janeiro. “No fundo, é preparar o terreno e ajudar a criar um movimento feminino que procure este tipo de ondas (tubos) e que estejam preparadas para este tipo de condições”, explicou perante os jornalistas.
Tiago Pires, o primeiro surfista português a competir no circuito de elite será homenageado. “Saca” terá honras do primeiro tubo na final da prova.
Vencedores anteriores
2012 - Tiago Pires (Peniche Supertubos)
2013- Nic Von Rupp (Peniche, Supertubos)
2014- Nic Von Rupp (Carcavelos)
2015- Bruno Santos (Carcavelos)
2016- Aritz Aramburu (Nazaré, Praia do Forte)
2017/18 - William Aliotti (Nazaré, Praia do Forte)
2019/20 – Anthony Walsh (Carcavelos)
2022 - Aritz Aranburu (Carcavelos)
2023 - 2024- Nic Von Rupp (Carcavelos)
2024 – Tiago Stock (Carcavelos)
TOTAL DE 16 ATLETAS
- Balaram Stack (EUA)
- Bruno Santos (BRA)
- Cam Richards (EUA)
- Craig Anderson (AUS)
- Guilherme Fonseca (PT)
- João Guedes (PT)
- Joel Parkinson (AUS)
- Lucas Chianca (BRA)
- Miguel Blanco (PT)
- Nic von Rupp (PT)
- Noah Beschen (HAV)
- Pedro Calado (BRA)
- Pedro Boonman (PT)
- Santiago Graça (PT)
- Tiago Stock (PT)
- Victor Bernardo (BRA)
SPECIAL WOMEN HEAT
- Camila Cardoso
- Gabriela Dinis
- Maria Salgado
- Yolanda Hopkins
Comentários