Francisca Veselko, 18 anos, natural de Carcavelos, é uma das jovens mais promissoras do surf português. Ocupando atualmente a segunda posição do ranking geral da Liga MEO surf, principal campeonato da modalidade em Portugal, Kika chegou às finais das duas primeiras etapas, perdendo primeiro para Carolina Mendes (Ericeira) e depois para Yolanda Hopkins (Figueira da Foz).

E não havia como Francisca Veselko não viver dentro do mar. É que a sua mãe - Filipa Leandro - foi uma das primeiras surfistas profissionais em Portugal. Competiu durante dez anos e viajou pelo mundo.

Já Kika Veselko sagrou-se campeã nacional em sub-16 (com 13 anos), em sub-18 (2020), tendo conquistado já várias medalhas de ouro em competições internacionais de renome. Destaque ainda para um segundo lugar na prova individual feminina de Surf Open no EuroSurf de 2019.

Esta jovem surfista esteve à conversa com o SAPO Desporto, em que falou das suas ambições para a etapa do Porto, de 7 a 9 de maio, assim como a sua ligação ao surf.

Veja o vídeo

O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf, a principal prova de surf em Portugal e a que define os títulos de campeões nacionais, tem chamada marcada para as 06H45 desta sexta-feira, na Praia de Leça da Palmeira, com arranque previsto para as 7h00 com o trials da competição masculina.

A etapa mais tradicional da Liga MEO Surf, que vai para a 16.ª temporada consecutiva no calendário, regressa a uma praia que ao longo dos anos tem servido de palco alternativo. E, tal como aconteceu no ano anterior, a perspetiva é para que ondas não faltem para abrilhantar a ação. Estão, assim, reunidos todos os condimentos para a ida dos melhores surfistas nacionais ao Norte do país, onde Vasco Ribeiro e Carolina Mendes chegam como líderes do ranking e, consequentemente, com a licra amarela vestida.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.