O antigo nadador paralímpico Nuno Vitorino vai participar como ‘free surfer’ no US Open Adaptative Surfing Championship, competição na qual Portugal se estreia e que coroa os campeões mundiais do circuito profissional de surf adaptado.

O evento, no qual Nuno Vitorino irá competir numa classe para atletas que surfam na posição deitada, vai decorrer entre 08 e 11 de setembro, no Oceanside Pier, na Califórnia, e junta mais de 60 surfistas.

Nuno Vitorino, que anunciou o final da carreira competitiva em dezembro passado, após o Mundial de surf adaptado, vai disputar a competição num sistema ‘open’, não estando envolvido na luta pelos títulos mundiais, que serão discutidos pelos atletas que participaram em todas as provas do circuito.

“Desde que saí da seleção nacional de surf adaptado sempre tive muita vontade de voltar a competir e como ‘free surfer’ tenho a possibilidade de participar em qualquer prova, em qualquer lugar do mundo. Para mim o que importa é motivar toda a gente e mostrar que não há impossíveis”, afirmou.

O antigo nadador, que conta com o apoio do técnico Elson Pereira, compete na classe Prone Assist, que junta atletas que surfam na posição deitada e são assistidos por um treinador dentro de água para conseguirem chegar ao ponto onde se apanha a onda.

Na prova californiana, vão competir na classe Prone Assist cerca de 20 surfistas, entre os quais Jesse Billauer, duas vezes campeão do mundo da modalidade, em 2015 e 2020.

O surfista, que ficou tetraplégico aos 18 anos, admite que a participação na competição nos Estados Unidos “implica um investimento financeiro grande”, e acrescenta: “Para conseguir entrar neste campeonato tenho o apoio de várias marcas que acreditam em mim e no meu potencial”.