A norte-americana Carissa Moore vai afastar-se do surf depois da participação nos Jogos de Paris2024, nos quais vai defender o título, para iniciar um novo capítulo, informou hoje a pentacampeã mundial.

“O surf faz parte de quem eu sou e sempre fará. Isto não é, de forma alguma, o fim. Gostaria de pensar nisto como uma evolução, o início do próximo capítulo, um novo começo”, escreveu a atleta havaiana, na rede social Instagram.

A surfista natural de Honolulu, de 31 anos, campeã do Mundo em 2011, 2013, 2015, 2019 e 2021, irá ainda competir em duas etapas do circuito mundial, em Pipeline, etapa inaugural do World Tour 2024, e Taiti, como 'wildcard', antes de lutar por nova medalha de ouro nos Jogos de Paris2024, precisamente em Teahupoo.

Através da rede social ‘X’, a Liga Mundial de Surf (WSL) assinalou a retirada da Moore, destacando os cinco títulos mundiais conquistados e as 28 vitórias em 120 eventos no ‘Championship Tour' (CT), ao qual chegou em 2010.

“Depois de cinco títulos mundiais, 28 vitórias em eventos e a primeira medalha de ouro olímpica do surf, Carissa Moore vai embarcar num novo capítulo longe do surf competitivo. Obrigado, Riss. Vemo-nos em Pipe”, pode ler-se.

A chefe de desportos da WSL, Jessi Miley-Dyer, também deixou uma mensagem para a titulada atleta: “Ao longo de sua carreira, Carissa exemplificou resiliência e excelência competitiva. As suas conquistas transcenderam o desporto, trazendo um novo nível e progressão ao surf. A dedicação de Carissa em ultrapassar os limites tem sido inspiradora”.

Em Portugal, Moore venceu as etapas de Peniche, em 2010, no ano de ’rookie’, e de Cascais, em 2013.