Portugal vai estrear-se em campeonatos do mundo de longboard com quatro surfistas, que vão competir de 19 a 25 de janeiro na ilha de Hainan, na China, na segunda vez que o evento se realiza.

João Dantas e Diogo Gonçalves vão disputar o open masculino, enquanto Kathleen Barrigão e Inês Martins lutarão pelos pontos na prova feminina.

“Vamos competir com uma equipa na máxima força, com quatro atletas de grande valia técnica e que estão a realizar uma excelente época competitiva, o que obviamente aumenta as nossas expectativas para a prova”, assume o selecionador Miguel Ruivo.

Diogo e Kathleen são os atuais campeões nacionais da modalidade, João Dantas sagrou-se em outubro campeão europeu de longboard por seleções, no Eurosurf 2017, enquanto Inês Martins é campeã nacional universitária e uma grande esperança da modalidade.

“Esta presença vai contribuir de forma decisiva para a promoção do longboard em Portugal. Estou convicto que a disputa desta competição terá um impacto direto na atenção mediática que o longboard merece, o que levará a um aumento do número de praticantes e de adeptos da modalidade”, congratula-se João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.

Esta é apenas a segunda vez que esta competição se realiza, já que anteriormente a modalidade de longboard era disputada juntamente com o surf e integrada nos ISA World Surfing Games.