A seleção portuguesa de ténis de mesa vai participar com nove jogadores, cinco masculinos e quatro femininos, no Mundial por equipas, que se realiza de 29 de abril a 06 de maio, em Halmstad, na Suécia.

Segundo a convocatória divulgada hoje pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM), a equipa masculina será composta por Diogo Carvalho, João Geraldo, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia.

Por seu lado, Leila Oliveira, Marta Santos, Patrícia Santos, de apenas 13 anos, e Raquel Martins representam Portugal na prova feminina.

A seleção masculina, número oito do ‘ranking’ mundial, ficou integrada no agrupamento de China (número 2), Brasil (10), Rússia (15), República Checa (18) e Coreia do Norte (25).

No setor feminino, Portugal, apenas 77.º do Mundo, jogará no Grupo K, da terceira divisão, com Estónia (número 52), Argélia (56), Turquemenistão (62), Macau (65) e Bulgária (73).

Para conseguirem o apuramento para a fase seguinte das respetivas competições, as seleções lusas precisam de ficar num dos primeiros três lugares.

Os treinadores responsáveis serão Kong Guoping, Francisco Santos e Xie Juan, sendo que a comitiva lusa será chefiada pelo vice-presidente da FPTM Carlos Fagundes.