Portugal vai estar representado por nove atletas no campeonato da Europa individual de ténis de mesa, com destaque para Marcos Freitas, 15.º do ‘ranking’ mundial e quarto jogador europeu, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa confirmou a inscrição de cinco atletas masculinos e quatro femininas na prova, que vai decorrer de 18 a 23 de setembro, na cidade espanhola de Alicante.

Freitas é a principal ‘esperança’ lusa no quadro masculino, que terá ainda Tiago Apolónia, 36.º da hierarquia mundial, João Geraldo, 106.º, Diogo Carvalho, 170.º, e Diogo Chen, 287.º.

No quadro feminino, o destaque vai para Fu Yu, atual 32.ª jogadora do ‘ranking’ mundial e sétima jogadora europeia, mas também Shao Jieni, 144.ª mundial, Leila Oliveira, 201.ª, e ainda Célia Silva.

A comitiva integra ainda os técnicos Kong Guoping, Francisco Santos e Xie Juan, sendo chefiada pelo secretário-geral da federação, José Bentes.

O principal ausente é João Monteiro, que em 2016 ganhou a medalha de ouro em pares mistos, com a mulher, a romena Daniela Dodean, ainda a recuperar de lesão.

Além do ouro de Monteiro, Fu Yu conseguiu em Budapeste2016 uma medalha de prata, com João Geraldo e Tiago Apolónia a trazerem o bronze em pares masculinos.