As seleções portugueses masculina e feminina de ténis de mesa falharam hoje as finais dos respetivos europeus de equipas, que decorrem em Malmo, Suécia, ao perderem nas 'meias' contra as congéneres alemãs.

Frente ao atual detentor do título europeu, a equipa masculina ainda conseguiu vencer um parcial, por Tiago Apolónia, na altura igualando o encontro, e esteve perto de colocar os alemães em dificuldades, quando, na partida seguinte, João Geraldo chegou aos 2-0, mas permitiu que o adversário virasse para 3-2, abrindo caminho ao triunfo final germânico por 3-1.

Menos hipóteses teve a equipa feminina, igualmente frente à seleção detentora do título, acabando por perder por 3-0.

Esta foi a quinta medalha para Portugal na competição masculina, depois do ouro em Lisboa2014, a prata em Nantes2019 e Luxemburgo2017 e o bronze em Gdansk2011, enquanto a feminina chegou ao terceiro galardão, depois da prata em Nantes2019 e o bronze em Cluj-Napoca2021.

“Os jogadores estão todos de parabéns, por mais uma vez terem dignificado o ténis de mesa e o desporto português. Desde 2011 estiveram sempre nos momentos decisivos, esta é a quinta medalha em campeonatos da europa de equipas, o que diz muito do trabalho destes atletas ao longo dos anos. Estiveram muito perto de atingir a final pela quarta vez, mas esta medalha de bronze enche de orgulho todas as pessoas que gostam de ténis de mesa”, declarou Francisco Santos, treinador da equipa masculina.

Por seu lado, Xie Juan, treinadora da equipa feminina, mostrou-se esperançada no crescimento da equipa que orienta.

"Este campeonato correu bem, porque o nosso objetivo foi cumprido. Passámos em primeiro lugar do grupo, a seguir, nos oitavos, ganhámos à Croácia (3-1), nos quartos ganhámos à Suécia (3-1) e, por fim, saímos derrotadas nas meias-finais pela Alemanha (0-3). Estivemos sempre muito unidas, lutámos muito e superámos algumas dificuldades que nos foram postas, ao longo do nosso percurso até às meias-finais”, disse Xie Juan.

Além das duas medalhas de bronze, as equipas portuguesas asseguraram ainda a presença nos Mundiais de equipas.