Portugal chegou a estar a ganhar por 2-1, após os triunfos de Marcos Freitas e Tiago a Apolónia nos pares e deste último no primeiro desafio de singulares, mas depois perdeu os restantes jogos individuais, cedendo por 3-2.
Atleta portuguesa considera que a forma como perdeu o primeiro set diante da monegasca Xiaoxin Yang ditou a sua eliminação nos quartos de final do torneio de ténis de mesa dos Jogos Europeus.
Marcos Freitas vai defrontar o vencedor do desafio entre o alemão Dang Qiu, nono do mundo, campeão da Europa e primeiro cabeça de série, e o francês Alexis Lebrun, 18.º.
Portugal soma até ao momento oito pódios em Cracóvia2023, nomeadamente três ouros, três pratas e dois bronzes, sendo quatro medalhas da canoagem, três do atletismo e uma do karaté.
Hoje, Marcos Freitas enfrenta o sueco Kristian Karlsson (21.º) por um lugar nos quartos de final, Fu Yu bate-se com a francesa Prithika Pavade (66.ª) e Jieni Shao defronta a alemã Nina Mittelham (14.ª).
O atleta luso, o único a ter de disputar a segunda ronda, precisou de somente 31 minutos para se superiorizar pelos parciais de 11-9, 11-7, 11-3 e 11-8.
Portugal vai procurar, na Hutnik Arena em Cracóvia, replicar o sucesso que tem logrado nas duas edições anteriores, uma vez que em Baku2015 venceu o ouro por equipas masculinas, de que Geraldo já fazia parte.
As ‘leoas’ conquistam o seu 15.º título nacional, o primeiro desde 2018/19, ao destronar as transmontanas, que somam 22 campeonatos e eram as vigentes bicampeãs.
Depois de encerrar a fase regular só com vitórias (em 18 jogos), os heptacampeões em título, e já vencedores da Taça de Portugal, aguardam adversário na final do play-off, que arranca em 17 de junho para decidir o vencedor da 1.ª divisão 2022/23.
Marcos Freitas, 60.º do ranking mundial, deu, ainda assim, boa réplica ao oponente de 19 anos, medalha de bronze em Tóquio2020 e quarto da hierarquia mundial, tendo cedido pelos parciais de 12-10, 11-8, 11-9 e 12-10.
Marcos Freitas (60.º) compete somente na terça-feira, encontrando o japonês Tomokazu Harimoto, de 19 anos, medalha de bronze em Tóquio2020, por equipas, e número quatro mundial.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.