fabricante de relógios suíço TAG Heuer informou hoje que não vai renovar o contrato de patrocínio com a tenista russa Maria Sharapova, que acusou positivo num controlo antidoping durante o Open da Austrália.

“O contrato de Maria Sharapova com a TAG Heuer expirou a 31 de dezembro de 2015. Temos mantido contactos para prolongar a colaboração, mas, atendendo à atual situação, suspendemos as negociações e decidimos não renovar o contrato”, indica a marca suíça, em comunicado.

Na segunda-feira, tinha sido a multinacional de equipamentos desportivos Nike a anunciar a suspensão do contrato de patrocínio com Sharapova até ficar concluído o processo.

A tenista, de 28 anos, revelou na segunda-feira que teve um controlo positivo a meldonium, uma substância que toma desde 2006 que se tornou proibida em este ano, assumindo que não tinha visto a lista atualizada de produtos proibidos.

De acordo com a Federação Internacional de Ténis (ITF), a russa foi controlada a 26 de janeiro no Open da Austrália, num teste que revelou a presença do produto proibido, o quer também já levou o fabricante de produtos desportivos Nike a anunciar a suspensão da sua relação com Sharapova.

Segundo a ITF, por a substância estar entre as proibidas pela Agência Mundial Antidopagem e pelo seu próprio programa antidoping, Maria Sharapova será suspensa preventivamente a partir de 12 de março, até que o caso esteja resolvido.

A russa, que venceu cinco torneios do ‘Grand Slam’, foi eliminada nos quartos de final do Open da Austrália, que se disputou no final de janeiro.