O antigo tenista Andrei Medvedev juntou-se ao exército ucraniano na luta contra a invasão russa. Medvedev seguiu as pisadas do seu compatriota Sergiy Stakhovsky e vai defender o seu país contra as tropas russas. Foi o próprio Stakhovsky quem deu a conhecer a decisão do se compatriota.

"A lenda do ténis, Medvedev, permanece em Kiev e está preparado para combater o inimigo. Estou extremamente feliz por ver o capitão da seleção ucraniana de ténis Andrei Medvedev. Um patriota", escreveu Stakhovsky nas redes sociais, na legenda a uma foto onde aparece armado, ao lado de Medvedev.

Atulmente com 47 anos, Medvedev venceu o Estoril Open em ténis em 1993. Seis anos depois, perdeu a final de Roland Garros diante do norte-americano André Agassi, em cinco sets.

Medvedev nasceu em Kiev e chegou a ser número quatro do Mundo no ténis.

Vários desportistas, atuais e antigos, juntaram-se ao exército ucraniano na defesa do país. Sergiy Stakhovsky, que se alistou-se no início deste mês, deixou na altura uma forte mensagem para o presidente russo: "Putin, vamos dançar na tua campa. Não vais sair impune", escreveu nas redes sociais.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais 2,8 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.