O checo Tomas Berdych impediu que Novak Djokovic assegurasse já esta quarta-feira o apuramento para as meias-finais do ATP Tour Finals, ao derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga, por 7-5, 3-6 e 6-1.

O número um mundial estaria automaticamente nas “meias” do “Masters” caso Tsonga vencesse o checo, mas o sexto tenista mundial tinha outros planos, deixando clara a sua superioridade ao fechar o encontro a seu favor depois de uma hora e 52 minutos no “court” da O2 Arena, de Londres.

Estava consumada a “vingança” de Berdych, que, no ano passado, viu o francês derrotá-lo nas meias-finais do evento que encerra a temporada tenística.

O número oito do ranking ATP, que perdeu 21 dos últimos 25 pontos do encontro, soma assim o seu quarto desaire em cinco jogos contra o adversário.

Tsonga, batido por Djokovic no primeiro encontro do Grupo A, está agora à beira da eliminação: para estar na fase seguinte, teria de vencer Andy Murray em dois parciais e esperar que Berdych caísse frente a “Djoko” em dois “set”.