O espanhol Rafael Nadal e a russa Maria Sharapova, atuais campeões, qualificaram-se hoje para a terceira ronda dos respetivos quadros do torneio de ténis de Roland Garros, enquanto o suíço Roger Federer já está nos oitavos de final.

O campeão em título do quadro masculino, terceiro cabeça de série desta edição e quarto do “ranking” mundial, bateu na segunda ronda o eslovaco Martin Klizan, 35.º da hierarquia, em quatro “sets”, pelos parciais de 4-6, 6-3, 6-3 e 6-3.

Apesar do triunfo, Nadal, que na terceira eliminatória defrontará o italiano Fabio Fognini, 27.º pré-designado, mostrou-se visivelmente irritado por ter disputado dois encontros em dois dias e “disparou” sobre os organizadores do torneio francês, segunda prova do Grand Slam.

«O diretor do torneio e as pessoas que tomam as decisões decidiram mal. Não me parece bem que se programe um jogo destes às 19h00 do dia anterior. Espero que os organizadores reconheçam o erro. Não me interessam muito as desculpas que me deram. Disseram-me que a decisão tinha sido adiada por terem de programar os encontros de pares. Então agora dão prioridade aos pares? A mim parece-me uma piada», criticou o vencedor de sete das últimas oito edições.

Sem grandes dificuldades, Federer, segundo cabeça de série e campeão em 2009, superou o francês Julien Benneteau, por 6-3, 6-4 e 7-5, e apurou-se para os “oitavos”, ficando a um passo de igualar o recorde de vitórias na prova parisiense.

O antigo número um e recordista de títulos em torneios do Grand Slam (17) está a um triunfo de somar a 58.ª vitória em Roland Garros e pode igualar a marca história do argentino Guillermo Vilas e do italiano Nicola Pietrangeli.

Para isso, Federer terá de bater o francês Gilles Simon, 15.º cabeça de série, que afastou o norte-americano Sam Querrey (18.º) em cinco “sets”, com os parciais de 2-6, 6-3, 2-6, 7-6 (7-2) e 6-2.

O espanhol David Ferrer, finalista do último Portugal Open e quarto cabeça de série, bateu o compatriota Feliciano Lopez, “carrasco” de João Sousa na segunda ronda, em três “sets”, pelos parciais de 6-1, 7-5 e 6-4, e avançou para os oitavos de finais, assim como o favorito da “casa”, o francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto favorito, que atropelou o seu compatriota Jeremy Chardy, por 6-1, 6-2 e 7-5.

No sexto dia de prova, destaque ainda para a “queda” do gigante croata Marin Cilin, 10.º cabeça de série, que foi derrotado pelo outsider sérvio Viktor Troicki, por 7-6 (14-12), 6-4 e 7-5.

No quadro feminino, Maria Sharapova qualificou-se para a terceira ronda depois de completar um encontro que tinha sido interrompido na véspera devido à chuva.

A tenista russa, campeã em 2012 e número dois do mundo, acabou por superiorizar-se à canadiana Eugenie Bouchard, 77.ª do “ranking” mundial, em dois “sets”, pelos parciais de 6-2 e 6-4, marcando encontro com a chinesa Zheng Jie, número 43 da hierarquia.

A norte-americana Serena Williams, número um mundial, seguiu para os oitavos de final com uma vitória fácil sobre a romena Sorana Cirstea, 30.ª do “ranking”, pelos parciais de 6-0 e 6-2, e vai cruzar-se com a italiana Roberta Vinci, 15.ª do “ranking”, que bateu a checa Petra Cetskova (6-1, 2-6 e 6-2).