O diretor do Millenium Estoril Open, João Zilhão, falou esta quarta-feira sobre a próxima edição do torneio ATP 250 e revelou algumas das novidades sobre o torneio de ténis mais importante de Portugal, nomeadamente a possibilidade de garantir "mais dois nomes sonantes" do ténis mundial através dos dois 'wild cards' que faltam atribuir.

"O João Sousa vai defender o título, vai haver muita pressão, mas acho que o público português vai ajudar muito a que o João [Sousa] consiga superar as várias duras batalhas que vai ter, e é óbvio que hoje com o anúncio do 'wild card' o Pedro Sousa também vai ter uma palavra a dizer. Ele [Pedro Sousa] que no ano passado protagonizou dois dos melhores encontros do Millenium Estoril Open. Duas épicas batalhas. Uma ganhou ao Gilles Simon 7-6 na terceira outra perdeu com o João de Sousa 7-6 na terceira, mas sem dúvida que os 'dois Sousas' espero que dêem muitas alegrias a quem vier acompanhar o torneio deste ano", começou por dizer João Zilhão à imprensa.

Questionado sobre o quadro do Estoril Open 2019, João Zilhão confirmou a presença de dois tenistas do Top10.

"Vamos ter dois tenistas do top-8 mundial, o Stefanos Tsisipras já vai ser 8 do mundo na segunda feira com base nos resultados que fez em Miami. E o Kevin Anderson ainda está em prova e sairá 6 ou 7 do mundo. Deveremos ter o número 6 e o número 8 do ranking Mundial no Estoril Open. E depois temos dois top20, o Fabio Fognini e o Gael Monfils. Temos grandes artistas, grandes jogadores e não esquecer os três NextGen's que são os três primeiros, e os futuros campeões da modalidade que todos nós vamos querer ver", revelou João Zilhão antes de revelar que a organização do torneio está à espera de mais "dois nomes sonantes" para a edição de 2019 do Estoril Open.

"Nas próximas semanas é esperado mais um 'wild card'. Já temos pedidos muito importantes que estamos a gerir. Três pedidos de nomes muito sonantes que vamos ter de avaliar. Já só temos dois 'wild cards' e agora a gestão vai ser muito difícil. Estamos a pedir calma aos agentes. Querem respostas muito rápidas e nós não queremos dar essas respostas rápidas porque queremos tomar a melhor decisão para o torneio. Acho que vamos ainda valorizar mais o quadro com os pedidos que temos. Não queremos revelar os nomes dos pedidos, mas posso garantir apenas que são dois nomes muito sonantes", frisou João Zilhão.

A prova vai contar pela primeira vez com dois top-10 do ranking Mundial. o grego Stefanos
Tsitsipas, que ocupa o 10.º lugar do Ranking ATP e o sul-africano Kevin Anderson a 7.ªa posição.

Foi também confirmada a presença de Pedro Sousa no quadro principal. O número 2 luso, que está no lugar 105.º é outro dos jogadores confirmados.

O vencedor do ano passado, o português João Sousa, assim como Alex de Minaur, Francis Tiafoe, Fabio Fognini e Gael Monfils são outros dos nomes sonantes também confirmados no torneio.

João Zilhão, diretor geral do torneio, revelou ainda que há ainda dois 'wild cards' por atribuir.

O Estoril Open realiza-se de 27 de abril a 5 de maio, no Clube de Ténis do Estoril.