O tenista sérvio Novak Djokovic avançou hoje com facilidade para a terceira ronda do torneio de Roland Garros, num quinto dia de competição marcado pelo precoce afastamento da chinesa Na Li, campeã em 2011.

Na segunda prova do Grand Slam, a única que Djokovic ainda não conseguiu conquistar, o atual número um mundial “despachou” na segunda eliminatória o argentino Guido Pella em três sets, com os parciais de 6-2, 6-0 e 6-2, em apenas uma hora e 26 minutos de jogo.

O dia em Paris ficou outra vez marcado pela chuva, que cancelou o segundo encontro o espanhol Rafael Nadal, sete vezes vencedor em Roland Garros e detentor do título, enquanto o de Djokovic iniciou-se com uma hora de atraso, chegando mesmo a ser interrompido durante 20 minutos, numa altura em que o sérvio já vencia por 6-2 e 3-0.

Na terceira eliminatória, “Djoko” vai defrontar o búlgaro Grigor Dimitrov, 26.º cabeça de série, que afastou o francês Lucas Pouille, que recebeu um “wild card” da organização do torneio, em três sets, com os parciais de 6-1, 7-6 (7-4) e 6-1.

Caso vença este ano Roland Garros, o sérvio tornar-se no oitavo tenista da história a conquistar os quatro torneios do Grand Slam.

No quadro masculino e numa jornada sem surpresas, destaque para as vitórias do japonês Kei Nishikori, 13.ª cabeça de série, e do germânico Philipp Kohlschreiber, 16.ª pré-designado, avançando ambos para a terceira ronda.

Na competição feminina, a chinesa Na Li “caiu” frente à norte-americana Bethanie Mattek-Sands por 5-7, 6-3 e 6-2, num encontro também marcado por várias interrupções devido à chuva.

A campeã de 2011 e sexta cabeça de série despediu-se inesperadamente na segunda ronda perante a 67.ª jogadora do “ranking” mundial, num desaire que assinala a sua pior participação de sempre no torneio francês.

Na Li, que esta temporada foi finalista do Open da Austrália, tornou-se a primeira figura asiática (masculina ou feminina) a conquistar um torneio do Grand Slam, quando venceu Roland Garros.

Por seu lado, Mattek-Sands apurou-se pela segunda vez para a terceira ronda da prova parisiense, sendo que o seu melhor resultado em torneios do Grand Slam foi alcançado em 2008, quando chegou aos oitavos de final de Wimbledon.

Em frente segue também a bielorrussa Victoria Azarenka, terceira cabeça de série, que afastou com alguma facilidade a alemã Annika Beck por 6-4 e 6-3 e a sérvia Jelena Jankovic, 18.ª pré-designada, que deixou pelo caminho a espanhola Garbine Muguruza, por 6-3 e 6-0.

Por terminar ficou o encontro da russa Maria Sharapova, segunda cabeça de séria e detentora do título, que vencia a canadiana Eugenie Bouchard, por 6-4 e 4-2, quando a chuva as obrigou a recolher.