O tenista sérvio Novak Djokovic reforçou hoje a liderança no “ranking” mundial, apesar da derrota de domingo, na final do Masters 1000 de Monte Carlo, diante o “perseguidor” espanhol Rafael Nadal.

Numa semana marcada pela morte do avô, Djokovic acabou por ceder na final do torneio monegasco diante o seu maior rival, mas o acerto de contas do “ranking” até reforçou ligeiramente o comando do sérvio na hierarquia.

Atualizados os números, Djokovic tem agora 3.555 pontos de vantagem sobre Nadal, contra os 3.425 da semana passada.

No topo da lista, a maior novidade foi a reentrada do argentino Juan Martin del Potro - cabeça de cartaz do Estoril Open, que começa a 30 de abril – no “top-10”, apesar de ter “folgado” esta semana no torneio de Monte Carlo.

Entre os portugueses, Rui Machado reforçou a condição de “top-100” graças à campanha no “challenger” de Roma, onde chegou à final, depois de ter chegado a Itália só com derrotas em 2012 (oito).

Rui Machado escalou quatro lugares na classificação do circuito, figurando agora no 92.º posto, enquanto o segundo melhor português, Frederico Gil, deu um salto de 15 lugares, posicionando-se esta semana no lugar 117.

Na semana de Monte Carlo, Frederico Gil passou o torneio de qualificação e chegou à segunda ronda do Masters 1000, igualando os registos nos outros dois torneios da categoria que disputou esta época, em Indian Wells (Califórnia) e Miami (Florida).

João Sousa conquistou seis posições no “ranking” e alcançou a melhor classificação de sempre na carreira, ao fixar-se no lugar 140, isto depois de duas semanas onde ganhou o “challenger” turco de Marsein e chegou aos quartos-de-final em Roma, sendo eliminado precisamente por Rui Machado.

Em femininos, e ao fim de uma semana dedicada à Taça Federação (Sérvia e República Checa apuraram-se para a final), não houve alterações no grupo de topo, que continua a ser comandado pela bielorrussa Victoria Azarenka.

Apesar de eliminada logo na ronda inaugural do torneio ITF de Dothan (Alabama), Michelle Brito subiu três posições no “ranking” feminino, figurando esta semana no 143.º posto.