O tenista australiano Nick Kyrgios recebeu hoje a terceira advertência no espaço de uma semana por violação do código de conduta do circuito profissional, durante o encontro com o japonês Kei Nishikori, do Masters 1000 de Xangai.

Kyrgios foi advertido por ter arremessado a bola e quase atingido um dos juízes de linha do encontro – que o australiano perdeu por 6-1, 4-6 e 4-6 -, mas não se mostrou preocupado com uma possível suspensão, argumentando que essa hipótese “é uma ‘treta’”.

Na terça-feira, o australiano tinha sido condenado a pagar uma multa de 1.500 dólares (cerca de 1.320 euros) por linguagem inapropriada durante um encontro da primeira ronda da prova, frente ao austríaco Andreas Haider-Maurer.

O ‘bad boy’ do circuito ATP, vice-campeão do Estoril Open, qualificou o torneio como “um circo” e queixou-se dos apanha-bolas.

Na segunda-feira, quando chegou a Xangai Kyrgios, que é conhecido pelos seus excessos e pelo uso de linguagem inapropriada, afirmou que o Masters 1000 de Xangai tinha uma “superfície de m...”.

O tenista australiano está a cumprir uma pena suspensa até 24 de fevereiro de 2016, por ter proferido declarações ofensivas no encontro com o suíço Stanislas Wawrinka, no torneio de Montreal, que implicavam a companheira do jogador suíço e o tenista australiano Thanasi Kokkinakis.