O tenista português João Domingues, número 207 do ‘ranking’ mundial, manifestou-se hoje "satisfeito" pelo triunfo sobre o francês Corentin Moutet, 136.º, na última ronda do ‘qualifying’ do Estoril Open, que confirmou a sua entrada no quadro principal.

"Era um objetivo estabelecido passar o ‘qualifying’, é o segundo ‘qualifying’ de um ATP 250 que passo este ano. Estou satisfeito. O meu foco agora é preparar-me para a próxima ronda. Não tive de entrar [no ‘court’] quatro vezes como no jogo anterior, foi mais tranquilo nesse aspeto, mas foi um jogo muito duro. Consegui manter-me sólido e jogar um bom ténis para ganhar", declarou.

Na conferência de imprensa após a vitória em três ‘sets’ (6-4, 2-6 e 6-3) sobre o adversário gaulês, num encontro que se prolongou por duas horas e 27 minutos, o jogador luso, de 24 anos, agradeceu a "ajuda extra" do apoio do público, sobretudo no terceiro parcial. Agora, segue-se a segunda presença de João Domingues no quadro principal, depois da estreia em 2017.

"O ano passado ajudou-me em muita coisa, não só para este ano, como para o resto do ano anterior. É a minha terceira vez a jogar um ATP e foi tal como disse ontem [domingo]: sou um jogador diferente desde o ano passado. Acho que estou bem preparado", rematou.

Questionado sobre a preferência em relação ao adversário da próxima ronda, ainda por definir, João Domingues garantiu que tal "é completamente indiferente, mesmo podendo ser um português", uma vez que sorteio prevê na primeira ronda um duelo entre dois ‘qualifiers’ e embates contra Frederico Silva ou o argentino Nicolas Kicker.

João Domingues juntou-se assim aos compatriotas João Sousa, Gastão Elias, Pedro Sousa e Frederico Silva no quadro principal. O lote pode ainda crescer para seis representantes portugueses no quadro principal, caso João Monteiro vença hoje o espanhol Ricardo Ojeda Lara na última ronda do ‘qualifying’.