O antigo tenista e treinador norte-americano Stan Smith, com 75 anos, vai ser hoje distinguido com o prémio Philippe Chatrier, em Paris, onde decorre o torneio de Roland Garros, anunciou a Federação Internacional de Ténis (ITF).

"[Smith] deu um enorme contributo ao ténis, dentro e fora dos ‘courts’, durante mais de meio século e é uma honra reconhecer os seus feitos”, declarou o presidente da ITF, o norte-americano David Haggerty.

O vencedor dos ‘Grand Slam’ dos Estados Unidos e de Wimbledon, respetivamente em 1971 e 1972, afirmou que vai juntar-se a “uma lista excelente de pessoas que fizeram um grande trabalho dentro de ‘court’, mas também fora”.

“É também muito especial porque eu conheci bem Philippe Chatrier, que fez tanto pela modalidade”, acrescentou, referindo-se ao também ex-tenista francês e antigo presidente da ITF, o qual dá nome ao prémio, mas também ao principal recinto de Roland Garros.

Na sua carreira, Smith conquistou ainda outros cinco títulos ‘major’ na variante de pares, além de erguer sete vezes a Taça Davis, orientando depois jogadores como Michael Chang, Jennifer Capriati ou Lindsay Davenport.

O seu nome notabilizou-se ainda impresso num popular modelo de sapatilhas fabricadas por uma marca alemã de equipamento desportivo.