Os líderes das classificações do ténis mundial, o sérvio Novak Djokovic e a norte-americana Serena Williams, garantiram quinta-feira, sem dificuldades, a passagem à terceira ronda do US Open, numa jornada com poucas surpresas.

O português João Sousa, que hoje tenta a passagem à terceira ronda de singulares frente ao belga David Goffin, assegurou presença na segunda eliminatória de pares.

Fazendo dupla com o sérvio Dusan Lajovic, o tenista luso venceu por 6-4 e 7-5, o par norte-americano composto por Marcos Giron e Kevin King.

Djokovic, campeão do torneio norte-americano em 2011, manteve o nível da primeira ronda e afastou sem dificuldade o francês Paul Henri Mathieu, por 6-1, 6-3 e 6-0.

Na terceira ronda, o sérvio vai enfrentar o norte-americano Sam Querrey, que se impôs ao espanhol Guillermo Garcia López, por 6-3, 6-4 e 6-4.

O britânico Andy Murray, oitavo pré-designado, também se qualificou com facilidade, depois de deixar pelo caminho o alemão Matthias Bachinger, por 6-3, 6-3 e 6-4.

O nono favorito, o francês Jo-Wilfried Tsonga, também cumpriu, ao derrotar o cazaque Aleksandr Nedovyesov (6-3, 6-4 e 6-4), e vai ter como próximo obstáculo o espanhol Pablo Carreño Busta.

A maior dificuldade do dia foi protagonizada pelo canadiano Milos Raonic - quinta cabeça de série - obrigado a jogar quatro “sets” – 7-5, (7-4), 5-7, 6-4, 7-6 (7-3) – frente ao alemão Peter Gojowczyk.

No quadro feminino, a norte-americana Serena Williams – que procura o seu sexto título em Flushing Meadows -, impôs-se com facilidade à sua compatriota Vania King, por 6-1 e 6-0.

A surpresa do dia foi protagonizada pela sérvia Ana Ivanovic, oitava favorita, que “caiu” frente à checa Karolina Plisková, 7-5 e 6-4.

A terceira favorita e atual campeã de Wimbledon, a checa Petra Kvitova qualificou-se para a terceira ronda depois de eliminar a sua compatriota Petra Cetkovska, por 6-4 e 6-2.

Entre as favoritas, a canadiana Eugénie Bouchard, sétima pré-designada foi a que sentiu mais dificuldades para se qualificar, tendo vencido a romena Sorana Cirstea, por 6-2, 6-7 (4-7) e 6-4.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.