O tenista suíço Roger Federer complicou hoje a qualificação para a Masters Cup, em Londres, ao perder nos oitavos-de-final do Torneio de Xangai com o 42º. do Mundo, o francês Gael Monfils.

Federer perdeu pelos parciais 6-4, 6-7 (5-7) e 6-3, nma altura em que corre para a 12ª presença consecutiva na Masters Cup, torneio que encerra a temporada do ténis e que o suíço já venceu em seis ocasiões, duas delas quando se disputou em Xanghai.

Monfils, que está sem treinador há um ano, conseguiu 14 "ases" e esteve perto de fechar a partida em dois "sets", quando dispôs de um parcial de 5-4 e dois serviços. Mas três erros seguidos possibilitaram a Federer, antigo número um do mundo, dar a volta ao resultado.

No terceiro e decisivo "set", Monfils quebrou o serviço do suíço no quarto jogo e não deu hipóteses até final, já com Federer desesperado no ataque.

No jogo dos quartos-de-final, Monfils enfrentará o vencedor da partida entre o sérvio Novak Djokovic, número dois do Mundo, e o italiano Fabio Fognini.