O sorteio do Portugal Open não ditou hoje encontros entre tenistas portugueses na primeira ronda, com Gastão Elias a defrontar o sétimo cabeça de série, o argentino Horacio Zeballos, e Pedro Sousa a encontrar o belga David Goffin.

Ao contrário dos dois últimos anos, não haverá encontros fratricidas na primeira ronda do maior evento tenístico nacional, tendo Gastão Elias (113.º e número dois luso) a mais difícil missão, diante do 40.º jogador mundial, que se sagrou campeão na terra batida de Viña del Mar.

Já Pedro Sousa, 218.º do ranking ATP, antevê um jogo difícil com David Goffin (62.º).

«Já não o vejo há algum tempo, fez um excelente Roland Garros, com certeza vai ser um jogo difícil. Cruzei-me com ele nos torneios futures, falava-se dele, que prometia», disse o português, depois do sorteio, prevendo que o vento que se faz sentir no Jamor seja decisivo no desfecho.

Com David Ferrer, Stanislas Wawrinka, Andreas Seppi e Fabio Fognini, os quatro primeiros pré-designados, isentos na primeira ronda, o destaque da jornada inaugural vai para o duelo espanhol entre Tommy Robredo, oitavo cabeça de série, e Daniel Gimeno-Traver, 10.º.

Do lado feminino, a “wild card” Maria João Koehler, única portuguesa a figurar no quadro principal, viu a sorte ditar um encontro com aquela que seria a sua parceira de treino este domingo, a russa Elena Vesnina.

«Tinha combinado treinar com ela amanhã (domingo) e agora vou ter de cancelar. Não conheço muito, vi-a pela primeira vez no ano passado num ‘100 mil’ em França, sei que é uma jogadora bastante dura», contou a número 1 nacional.

Apesar de jogar com a 29.ª tenista mundial, Koehler está confiante: «Apesar de só ter passado uma vez uma ronda, considero que jogo bem aqui. Jogo sem pressão, sinto-me bem. E as sensações foram boas».

O sorteio ditou que a francesa Marion Bartoli, primeira cabeça de série, vai cruzar-se com a chinesa Peng Shuai, enquanto a eslovaca Dominika Cibulkova, 15.ª jogadora do ranking WTA, tem encontro marcado com Ursula Radwanska.

A “estrela” Svetlana Kuzntesova, vencedora de dois “Grand Slams”, terá pela frente, na primeira ronda, a norte-americana Varvara Lepchenko (27.ª).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.