O tenista português Gastão Elias assegurou hoje a presença no quadro principal do torneio de Hamburgo, da categoria 500 ATP, depois de vencer o russo Andrey Kuznetsov na última ronda da qualificação.

Na sua primeira presença no torneio alemão, o 150.º tenista mundial contrariou o favoritismo do quinto cabeça de série, impondo-se pelos parciais de 2-6, 7-6 (7-2) e 6-3, em duas horas e 10 minutos.

"Foi um jogo muito parecido com o de Roland Garros. Ele é um jogador que arrisca bastante durante todo o jogo. Consegui aguentar-me em momentos em que ele jogou bastante bem e quando tive as oportunidades joguei agressivo e arrisquei nas alturas certas. Servi e respondi muito bem e isso fez muita diferença hoje", descreveu em declarações à agência Lusa.

Diante do 99.º jogador da hierarquia ATP, Elias, décimo pré-designado, soube manter a concentração, mesmo quando desperdiçou uma liderança de 5-3 no segundo “set”, e acabou por ser mais eficaz na conversão de “break-points”, já que dos nove de que dispôs conquistou cinco, ao contrário do russo, que converteu apenas seis de 17.

No terceiro parcial, o tenista da Lourinhã, de 23 anos, esteve a perder por 3-1, mas conseguiu igualar, somando cinco jogos consecutivos.

Esta é a segunda vitória em poucas semanas de Elias sobre Kuznetsov, que eliminou na última ronda do “qualifying” de Roland Garros, e a primeira presença do tenista português num torneio da categoria 500 esta temporada.