O tenista português Frederico Gil qualificou-se este domingo para a segunda e última ronda do torneio de qualificação de Monte Carlo, primeira prova do ano da categoria 1000 em terra batida (Masters) do circuito profissional.
Frederico Gil, oitavo favorito no “qualifying” e número 84 do Mundo, superiorizou-se ao espanhol Arnau Bruges-Davi, 167.º do “ranking”, em três “sets”, pelos parciais de 1-6, 7-6 (7-5) e 7-5.
Para conquistar uma das sete vagas disponíveis no quadro principal por intermédio do “qualifying”, Gil terá agora de bater o belga Steve Darcis, o jogador mais cotado nesta fase do torneio (67.º).
O belga beneficiou da desistência do francês Sebastien Couberes, que recebeu um convite (“wild card”) da organização, quando vencia o segundo “set” por 1-0 (ganhou o primeiro por 6-2).
Couberes foi forçado a abandonar devido a uma entorse num tornozelo.
Na única vez que Darcis e Gil se defrontaram no circuito principal, levou a melhor o belga, em 2011, na primeira eliminatória da edição inaugural do torneio norte-americano Winston-Salem (Carolina do Norte).
Nesse encontro, em piso rápido, Steve Darcis bateu o português por 3-6, 6-3 e 6-4.
No entanto, em 2007, e num “challenger” de terra batida, em Reggio Emilia (Itália), Gil tinha ganho ao belga na primeira ronda da prova transalpina, também em três “sets”, por 6-4, 3-6 e 7-5.
Nas duas últimas edições do torneio de Monte Carlo, Frederico Gil também teve de passar pelo torneio de qualificação.
Em 2010, foi eliminado à primeira, mas o ano passado conseguiu passar ao quadro principal, chegando aos quartos de final (eliminado pelo britânico Anty Murray).
Comentários