O português João Sousa caiu dois lugares no ‘ranking’ mundial de ténis, para a 36.ª posição, numa lista que foi hoje divulgada e que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Depois de no início do ano ter chegado à terceira ronda do Open da Austrália, primeiro ‘Grand Slam’ da temporada, João Sousa foi eliminado logo na primeira ronda dos três torneios que disputou após Melbourne: Montpellier (França), Roterdão (Holanda) e Marselha (França).

Gastão Elias continua a ser o segundo melhor representante português na classificação do ATP, tendo subido um lugar, para 140.º, enquanto Frederico Silva subiu três postos, de 269.º para 266.º.

A queda do espanhol David Ferrer, do sexto para o oitavo lugar, aproveitada pelo japonês Kei Nishikori e pelo checo Tomas Berdych para subirem uma posição, para sexto e sétimo, respetivamente, foram as únicas alterações entre os 10 primeiros posicionados.

No ‘ranking’ feminino, a portuguesa Michelle Larcher de Brito, que regressou aos ‘courts’ no Open da Austrália, após seis meses a recuperar de lesão, subiu dois postos, para 205.º, numa classificação que é liderada pela norte-americana Serena Williams.